quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um mundo sustentável e a escola.

Sustentabilidade é definida como “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades”. Fica a dúvida: há consciência de que seu comportamento diário inadequado (ex.: desperdício da água, esquecer de desligar computadores, entre outros) também contribui para tais problemas ambientais, como a poluição mundial e as mudanças climáticas? Esses comportamentos insustentáveis ocorrem com mais frequência do que podemos imaginar e em geral são tão perigosos como os desastres ecológicos em grande escala.

Educação é a base insubstituível da formação do caráter e o recurso mais importante para a criação do progresso socioeconômico. Os professores/educadores têm um papel crucial para ajudar a produzir as mudanças sociais necessárias promovendo a ética e a sustentabilidade.

Quais as ações do Brasil em relação à educação ambiental?

Para entender melhor a filosofia brasileira, entrevistamos Eloisa Corrente, supervisora de ensino do núcleo de educação ambiental, da Secretaria de Educação Ambiental Joinville.

O Ministério da Educação apoia projetos de educação ambiental que sejam capazes de fortalecer a educação ambiental nacional. O projeto envolve professores, estudantes e cidadãos em geral, sendo que todos os grupos cooperam para atingir um objetivo comum: a conscientização ambiental. Como podemos verificar nas ações de Joinville, onde educação ambiental é tratada como prioridade nas escolas; onde são promovidas ações como o teatro; onde, de uma maneira divertida, as crianças aprendem a ser cidadãs conscientes e responsáveis pelo futuro. E não somente as crianças, o jovens e a comunidade em geral também são foco de programas geridos pela Secretaria de Educação de Joinville.

O caso brasileiro representa uma proposta interessante a este novo requisito educacional. Envolvendo o ambiente e a sociedade como um todo, esta proposta vem ao encontro da nova mentalidade educacional e estimula a adoção de um comportamento sustentável.

Este artigo foi tirado do Jornal A Notícia
Artigo de: Bianca Francine Pollnow Galvão Ramos

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!